BiologiaBiologia da 10ª Classe

Teoria Científica Sobre a Origem da Vida

Estimado estudante, nesta aula vai aprender a teoria científica sobre a origem da vida. Certamente já parou para pensar:

Onde esta vida começou?

Quem foi o primeiro Homem?

Qual foi a primeira planta?

Até ao final desta matéria você deve ser capaz de:

– Explicar a teoria científica sobre a origem da vida.

Teoria científica sobre a origem da vida

Querido estudante: estima-se que a terra já exista há 5 biliões de anos.

Quando a terra se formou, a temperatura era elevadíssima, aproximadamente 5000º C, o que não permitia a existência de nenhuma forma de vida. A terra era despida de atmosfera e oceanos. A composição da atmosfera primitiva era muito diferente da atmosfera actual. Podemos perceber nos dias que correm as alterações climáticas, que os acontecimentos no globo terrestre são dinâmicos.

Segundo vários ramos da ciência, muitas teorias foram formuladas por cientistas sobre a origem e a evolução da Terra.

Cientistas sugerem que a atmofera primitiva era constituída por metano, aminoácido, hidrogénio e vapor de água. Devido a ocorrência de fenómenos como raios ultravioletas do sol, relâmpagos, os elemntos transformaram-se e criaram alguns compostos orgânicos. Estes compostos orgânicos formados, foram arrastados pela chuva e acumulados num determinado sítio formando a chamada “sopa primitiva”. Este fenómeno deu origem à vida.

Segundo os conhecimentos de química que adquiriu nos módulos anteriores, sabe que o átomo é a parte mais pequena da matéria. Com base nestas pequenas unidades que se agregaram formando moléculas, e duma forma sequênciada também fundiram-se formando células primitivas. Assim se supõe ter surgido a vida na terra.

Estimado estudante: já deve ter pensado, também, como se alimentavam os primeiros seres vivos?

Como referido nesta aula, houve um acumulado de compostos orgânicos – a sopa primitiva – a partir da qual os pequenos seres formados, buscavam o seu sustento. Estes seres eram heterotróficos.

Foi assim que os primeiros seres se alimentavam até que, uns e outros foram-se transformando autotróficos, pois já havia necessidade de muitos alimentos porque os seres já eram muitos e os alimentos já não eram suficientes.

Com aparecimento da fotossítese, o oxigénio livre começou a ser produzido em grande quantidade, o que provocou uma profunda modificação na atmosfera da Terra, possibilitando:

• O surgimento de seres aeróbios, que podiam obter maior quantidade de energia a partir da respiração celular;

• A formação da camada de ozono (O3) que protege a Terra, filtrando as radiações ultravioleta. A vida pôde, assim, sair do mar e conquistar a terra.

Fig 1. Células primitivas

Teoria do Darwin / Darwinismo

O cientista inglês Charles Darwin (1809-1882) naturalista, evolucionista, apresentou uma teoria que explicava os mecanismos da evolução. Depois de vários anos de estudo e viagens, o cientista concentrou seus dados e formulou a sua teoria que destacava o seguinte:

• As populações crescem rapidamente quando as condições são favoráveis à reprodução e ao desenvolvimento das espécies;

• Em função da grande diversidade dos seres vivos, notou que a fauna e a flora apresentavam diferenças de continente para continente e de zonas desérticas para zonas montanhosas.

• Os indivíduos mantém-se em números relativamente constantes durante algum tempo, depedendo das condições ambientais, alimentares, presença de parasitas e predadores.

• As características notórias nas gerações eram herdadas dos progenitores;

• Em indivíduos da mesma população, havia variabilidade em relação a certas características incluindo aquelas que permitiam a melhor procura de alimentos e a capacidade de deixar elevado número de descendentes.

• Em cada geração, indivíduos que apresentam as características que permitem a adaptação às condições ambientais presentes sobrevivem e reproduzem-se.

Dentre estas constatações surgem os conceitos;

Selecção artificial

Depende da seleção efectuada pelo Homem de acordo com suas escolhas. Assim, as características vão sendo selecionadas de acordo com as vantagens que o Homem quer ganhar destes seres.

Ao fim de algumas gerações, as características seleccionadas acumulam-se nas populações, sendo os indivíduos que as formam diferentes dos seus antepassados. Este processo denomina-se selecção artificial e com ele o ser humano obteve uma grande diversidade de cães, galinhas, pombos, cavalos, arroz, trigo, flores e milho entre outros.

Selecção natural

À semelhança da diversidade de animais e plantas obtida artificialmente, também na Natureza ocorre este processo, denominado selecção natural, provocado pelos factores ambientais.

Darwin lançou a ideia de que a evolução dos seres vivos era dirigida pela selecção natural, apoiado em várias observações:

• Em cada geração morre um grande número de indivíduos, devido à competição pelo alimento, pelo abrigo, pelo espaço e pela capacidade de fugir aos predadores – luta pela sobrevivência. Muitos deles não deixam descendência, pois morrem ainda jovens.

A acumulação das pequenas variações leva, a longo prazo, à transformação e ao aparecimento de novas espécies.

Exercícios de Aplicação

1. Como e quando se formou a terra?

Resposta: Quando a terra se formou, a temperatura nela existente era elevadíssima, aproximadamente 5000ºC, o que não permitia a existência de nenhuma forma de vida, a terra era despida de atmosfera e oceanos.

2. Como se alimentavam os primeiros seres vivos?

Resposta: Os primeiros seres vivos obtinham o alimento a partir das substâncias orgânicas do caldo onde se encontravam. Eram heterotróficos, devendo usar um processo de obtenção de energia semelhante à fermentação, sem precisarem de oxigénio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *