Seres Eucariontes – Reino Protistas
O reino Protista é o reino que apresenta maior heterogeneidade entre os seus elementos. São todos unicelulares e eucariontes.
Ao concluir esta lição você será capaz de:
– Caracterizar o reino Protista.
– Descrever a sua ordenação sistemática.
Terminologia
Pseudópodes – Prolongamento citoplasmático (Falsos pés)
Agora vamos ver a seguir as características do reino Protista
Características do Reino Protista
Os Protistas são todos unicelulares e eucariontes.
Constituem um grupo extremamente heterogéneo com formas muito diversas.
De um modo geral, reproduzem-se assexuadamente por bipartição ou divisão múltipla.
Alguns, no entanto, apresentam ciclos sexuais com miose ou meiose e fusão de gâmetas. Neste caso, o zigoto é geralmente uma célula resistente, em repouso nos períodos de frio ou de seca.
A diversidade deste grupo de seres vivos é muito grande.
Dele fazem parte os Protozoários e as Algas.
Filo Protozioários
Os protozoários são seres unicelulares desprovidos de clorofila e heterotróficos.
A sua unicelularidade não implica simplicidade. Há protozoários com um grau de complexidade elevado.
Enquanto num ser pluricelular há divisão de trabalho pelas várias células que o constituem, num ser unicelular uma única célula tem de assegurar todas as funções vitais.
Podem apresentar aspectos muito variados: uns podem mudar a sua forma, uma vez que emitem pseudópodes; outros mantêm uma forma mais ou menos constante.
A captação dos alimentos pode fazer-se através da superfície do corpo, pela formação de vacúolos digestivos resultantes da fusão dos pseudópodes, ou ainda por uma abertura apropriada para esse fim.
De um modo geral reproduzem-se assexuadamente por bipartição, divisão múltipla ou esporulação. Alguns, no entanto, apresentam ciclos sexuais com miose e fusão de gâmetas. Neste caso o zigoto é geralmente uma célula resistente, em repouso nas épocas desfavoráveis.
Grande número deles vive em meios aquáticos, alimentando-se de outros microorganismos de menores dimensões (principalmente bactérias) ou de produtos em decomposição. Alguns são parasitas, vivendo nos líquidos corporais ou no interior das células.
A sua divisão em classes baseia-se nos processos de locomoção
• Locomoção por acção de flagelos – Classe Flagelata
• Locomoção por pseudopodes- Classe Rhizopoda
• Locomoção por cílios – Classe Ciliophora
• Sem organelos de locomoção – Classe Sporozoa.
A Paramécia e a Amiba
A Paramécia e a Amiba são Protozoários que apresentam um conjunto de características comuns, mas possuem, também, alguns traços estruturais e fisiológicos diferentes.
Fig 1. Paramécia e amiba.
A Amiba apresenta uma forma de locomoção por emissão de prolongamentos cito-plasmáticos, os pseudópodes. Estes, além de permitirem a locomoção, servem também para apreensão dos alimentos. Quando a Amiba toca uma partícula alimentar emite pseudópodes que a envolvem. A partícula fica incorporada no citoplasma e envolta pela membrana celular, dentro, portanto, de um vacúolo digestivo, os alimentos passam para o citoplasma por difusão.
A Paramécia é um organismo unicelular de forma constante, pois possui o corpo revestido por uma membrana elástica-cutícula. É nesta membrana que se inserem os respectivos órgãos de locomoção, os cílios que recobrem todo o organismo.
A cutícula apresenta, em determinada zona, uma espécie de sulco que penetra a célula_ o sulco oral, por onde o alimento é ingerido. O sulco oral prolonga-se pela citofaringe, no fundo da qual se forma um vacúolo digestivo. É nestes vacúolos que ocorre a digestão: os produtos digeridos passam, por difusão, para o citoplasma e o que resta deles é ilimitado.
A regulação osmótica da água é feita pelos vacúolos contrácteis
Resumo
O resumo que se segue vai ser um grande auxílio para você dissipar as dúvidas que possam ter tido durante a sua leitura.
Nesta lição você aprendeu que:
Os Protozoários são seres:
• eucariontes
• unicelulares
• sem cloroplastos
• com mitocôndrias
• de vida livre ou parasitas
Alguns deslocam-se por pseudópodes, como a Amiba; por cílios como a Paramécia, ou por flagelos como o Tripanossoma, e outros são desprovidos de estruturas locomotoras, como o Plasmódio.
Exercícios de Aplicação
1. Resumidamente caracterize os Protistas.
Resposta: Os Protistas são eucariontes, na sua maior parte unicelulares, alguns pluricelulares, embora de estrutura simples. Podem ser heterotróficos e autotróficos.
2. Nomeie os grandes grupos que constituem este reino.
Resposta: Protozoários e as Algas.
3. Com que base se formaram as diferentes classes dos Protozoários.
Resposta: A sua divisão baseia-se nos processos de locomoção.
4. Porque se considera o reino Protista heterogéneo?
Resposta: São heterogéneos, pois que, neste reino estão incluídas formas desdes as microscópicas unicelulares até às algas castanhas gigantes, que são pluricelulares.
5. Nomeie os diferentes tipos de locomoção do filo Protozoa.
Resposta: Alguns deslocam-se por pseudópodes, como a Amiba; por cílios como a Paramécia, ou por flagelos como o Tripanossoma, e outros são desprovidos de estruturas locomotoras, como o Plasmódio.
6. Que tipo de reprodução é exibido pelos protozoários?
Resposta: De um modo geral reproduzem-se assexuadamente por bipartição, divisão múltipla ou esporulação, alguns, no entanto, apresentam ciclos sexuais com miose e fusão de gâmetas.
7. Descreva resumidamente o tipo de vida dos protozoários.
Resposta: A Amiba uma forma de locomoção por emissão de prolongamentos citoplasmáticos, os pseudópodes que também sevem para apreensão dos alimentos.
A Paramécia é um organismo unicelular de forma constante, com o corpo revestido por uma membrana elástica-cutícula, que se inserem os cílios. Apresenta elevado grau de especialização.