Biologia

Respiração Aeróbica, Equação Química, sua Interpretação

Nesta matéria vamos estudar mais um dos processos de metabolismo, este que também ocorre nas células vegetais e envolve varias recações químicas que o estudante deverá interpertar por palavras (Respiração Aeróbica, Equação Química, sua Interpretação).

Até ao final desta matéria, você deve ser capaz de:

– Mencionar a importância da respiração nas plantas;

– Interpretar a equação da respiração por palavras.

Respiração Aeróbica

A medida que as células evoluiam, as suas necessidades energéticas foram aumentando.

Um grande número de seres vivos é capaz de aproveitar com com maior eficácia a energia de compostos orgânicos, realizando a respiração aeróbica.

Nas células eucarióticas surgiram organelos especializados, as mitocôndrias, capazes de transformar moléculas orgânicas em compostos inorgânicos simples. Este processo só ocorre na presença de oxigénio, sendo por isso, designado respiração aeróbica.

Durante a respiração aeróbica, as células decompõem a glicose, que é um composto orgânico, combinando-a com oxigénio e produzindo dióxido de carbono e água, compostos inorgânicos que são produtos de excreção. Neste processo liberta-se uma grande quantidade de energia. A equação de reacção é representada da seguinte forma:

C6H12O6 + O2 —→ 6CO2 + 6H2O + energia

Estrutura e Função da Mitocôndria

A mitocôndria é o organelo celular responsável pela respiração aeróbia. Como já aprendeste, a mitocôndria é um organelo constituído por duas membranas, uma externa e a outra interna, sepadas por um espaço intermembranar. A membrana interna forma uma série de pregas, as cristas mitocrôndias. A parte central é ocupada por fluído, matriz.

Estrutura Mitocôndria

Grafico 3

A respiração aeróbica processa-se em três etapas:

• Glicolise;

• Ciclo de krebs;

• Cadeia repiratória.

I- Glicólise

A glicólise ocorre no hiaplasma. Consiste na transformação de uma molécula de glicose, ao longo de várias etapas, em duas moléculas de ácido pirúvico. 

Neste processo são libertados hidrogénios que se combinam com moléculas de uma substância celular capaz de recebê-los, o NAD, que se transforma em NADH. Durante o processo, é libertado energia para a síntese de duas moléculas de ATP.

II- Cíclo de krebs

O cílclo de krebs é um conjunto de reações metabólicas que conduz a oxidação completa da glicose.

Estas reações ocorrem na matriz da mitocôndria.

Na presença de oxigénio, o ácido purúvico entra na mitocôndria, e é descarboxilado (perde uma molécula CO2) e oxidado (perde um hidrogénio).

O hidrogénio é usado para reduzir o NAD+, formando NADH. Por cada molécula de glicose degradada, formam-se no cíclo de krebs seis moléculas de NADH2, duas moléculas de ATP e quatro moléculas de CO2.

III- Cadeia Respiratória

A cadeia respiratória ocorre nas cristas midocôndriais. As moléculas de NADH formadas durantes as etapas anteriores da reações que transportam electões, que vão passar uma série de proteínas até serem captados por um aceitador final – o oxigénio (O2). Estas proteínas aceitadoras de electrões constituem a cadeia transportadora de de electrões ou cadeia respiratória. A função da cadeia respiratória é a formação de molécula de ATP.

O oxigénio, depois de receber os electrões, capta os H+ presentes na matriz da mitocôndria, formando-se a água (H2O).

Nesta etapa forma-se 34 moléculas de ATP e seis de água., na figura abaixo vê-se o processo simplificado e as respectivas etapas:

Grafico 4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *