Biologia

Relação entre os Sistemas Digestivo, Respiratório, Circulatório e Excretor

O alimento é necessário para a manutenção da vida. Não só fornece energia para as reacções químicas dos processos vitais como também garante as substâncias para o crescimento e reparação dos tecidos. A digestão é o processo que permite a transformação do alimento em compostos de moléculas menores e solúveis em água que possam ser absorvidas e usadas pelas células. Para que tal aconteça, é necessário um sistema de transporte de substâncias nutritivas até às células. Este transporte é efectuado pelo sistema circulatório, através de um fluido corporal, o sangue. Para o Homem , assim como para os outros animais, o oxigénio é tão necessário quanto o alimento, pois ambos são imprescindíveis para a obtenção da energia indispensável aos processos vitais. As células precisam de oxigénio para libertar a energia contida nas moléculas orgânicas dos alimentos. Como resultado da degradação do alimento para a obtenção de energia, forma-se dióxido de carbono e vapor de água, que devem ser eliminados. Este processo é chamado de respiração celular.

Para que a respiração ocorra, são necessárias as trocas gasosas entre o ar e o sangue, em que este recebe oxigénio e em troca liberta o dióxido de carbono produzido no metabolismo celular e que é eliminado durante a expiração.

Por outro lado, acabamos de aprender que no organismo humano, e não só, a homeostase é essencial para a vida. A manutenção do equilibrio do meio interno depende tanto do sistema excretor quanto dos sistemas digestivo e circulatório. No Homem e noutros animais com sistema circulatório, as substâncias fornecidas às células e as que devem ser removidas são transportadas pelo sangue. Por isso, podemos dizer que o sistema excretor funciona de modo a manter praticamente constante a composição do sangue.

A excreção é o processo de eliminação do meio interno de substâncias prejudiciais ou inúteis ao organismo, para a manutenção da homeostase. Isto acontece porque as células estão em constante actividade, produzindo e degradando substâncias. Estas actividades dão origem a resíduos que não podem ser utilzados e que, acumulados em grandes quantidades, podem matar as células e prejudicar o correcto funcionamento dos rins. Algumas das substâncias em excesso são dióxido de carbono, água e sais minerais, produzidas em várias reacções, e as excreções nitrogenadas: ureia, amónia e ácido úrico, que resultam do metabolismo das proteínas. Com excepção do dióxido de carbono, estas substâncias entram na composição da urina.

Podemos dizer, portanto, que uma das mais importantes funções do sistema excretor é a remoção de produtos finais do metabolismo celular, que são inúteis e prejudiciais para o organismo.

Inter-Relação entre os Sistemas Digestivo, Respiratório, Circulatório e Excretor (Resumindo)

Os sistemas digestivo, respiratório, circulatório e excretor relacionam-se na medida em que as substâncias provenientes da digestão e que são absorvidas pelas paredes do intestino, o oxigénio proveniente do sistema respiratório e as substâncias de excreção provenientes da digestão, são transportadas pelo sistema circulatório para todas as células do corpo.

O nosso organismo recebe do meio ambiente os alimentos através do sistema digestivo e o oxigénio através do sistema respiratório. As substâncias alimentares e o oxigénio são transportados pelo sistema circulatório até as células. As substâncias inúteis ou tóxicas, também são transportadas pelo sangue até ao sistema excretor, que por sua as expulsa para o meio em forma de urina.

Exercícios Resolvidos sobre Relação entre os Sistemas Digestivo, Respiratório, Circulatório e Excretor

1. Explique em poucas palavras a relação existente entre os sistemas digestivo, respiratório, circulatório e excretor.

Resposta: A relação existente entre os sistemas digestivo, respiratório, circulatório e excretor é o facto de substâncias alimentares e o oxigénio serem transportados pelo sistema circulatório até as células. As substâncias inúteis ou tóxicas,também são transportadas pelo sangue até ao sistema excretor, que as expulsa para o meio em forma de urina.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *