Biologia

Polinização

Nesta matéria vamos estudar a polinização que é o transporte dos grãos de pólen das anteras para o estigma das flores, possibilitando a fecundação. A eficiência do mecanismo de transporte desse pólen é fundamental para a sobrevivência da espécie, seja ela feita pelo vento, por insetos ou por outra forma de polinização. Vamos a isso: Polinização!

Até ao final desta matéria você deve ser capaz de:

– Explicar as funções das partes que constituem a flor;

– Relacionar o tipo de polinização com o seu agente polinizador.

Polinização

Já observaste uma antera e reparaste que dentro dela se encontra um grande número de grãos de pólen. Quando amadurece, a antera abre-se e deixa sair os grãos de pólen.

A Polinização é a transferência dos grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma de outra flor ou para o seu próprio estigma.

Tipos de Polinização

Há dois tipos de polinização:

• Directa; e

• Cruzada.

Polinização Directa

Os grãos de pólen de uma flor são depositados no estigma da mesma flor ou no estigma da outra flor da mesma planta. 

Polinização Cruzada

Os grãos de pólen são transferidos das antenas de flores de uma planta para os estígmas das flores de outra planta da mesma espécie.

Agentes de Polinização

Os grãos de pólen variam em tamanho, textura e forma nas diferentes espécies vegetais. Os diferentes tipos de polinização tomam o nome de agentes polinizadores pois, fazem a dispersão dos grãos de pólen.

Alguns orgãos de pólen são muito leves e formam-se em grande quantidade, sendo transportados pelo vento. Chama-se este tipo de polinização anemofita. As flores masculinas das plantas que tem este tipo de polinização são oscilantes, movendo-se ao sabor do vento. Embora a dispersão do pólem seja fácil por este processo, só uma pequena parte consegue encontrar um estígma.

As flores femininas polinizadas pelo vento, como as do milho, da aveia e de outras gramineas, são geralmente pequenas e pouco vistosas. Não produzem nectar nem odor. 

A polinização também pode ser feita pelos insectos: moscas, borboletas, besouros e principalmente abelhas. Este tipo polinização denomina-se entomolofita.

As flores polinizadas por insectos tem pétalas grandes e de cores vivas. Produzem nectar e odor intenso, nem sempre agradável ao Homem, mas que são um convite para os insectos se aproximarem. O próprio pólen é também um elemento atractivo para os insectos.

Além destes dois tipos de polinização, ha ainda outros, embora não tão importantes. São a polinização por aves, por morcegos, por caracois, pela água e pelo próprio ser humano.

FAQ

1- Defina polinização.

1- Polinização é o transporte dos grãos de pólen da antera ao estigma de uma flor.

2- Menciona os tipos polinização.

2- Os tipos polinização são: polnização directa e polinização indirecta (cruzada).

  1. Qual é o mais importante. Justifica.

a) A polinização mais importante é a indirecta porque o Homem, pode selecionar as flores mais adaptadas ao seu critério.

3- Qual e o órgão produtor dos grãos de pólen na flor ? 3- O órgão produtor dos grãos de pólen na flor é a Antera, parte masculina das flores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *