O Solo, Importância do Solo e Factores de Formação do Solo
Como sabemos, o solo é o meio onde existem vários animais e plantas , então nesta licão vamos falar da sua importância e dos factores que influem na sua formação. Vamos a isso: O Solo, Importância do Solo e Factores de Formação do Solo!
Até ao final desta matéria você deve ser capaz de:
– Mencionar os factores que contribuem para a formação do solo.
O SOLO
Formaçāo do Solo
O solo é a camada mais superficial da terra, formada a partir da transformaҫão e decomposiҫão das rochas que compõem a crusta terrestre, devido a acção de agentes físicos e químicos e dos seres vivos.
Importância do Solo
Embora seja constituído por uma camada bastante fina, em relação à espesura da crusta terrestre, o solo é muito importante para a vida na terra, porque é nele que:
• Germinam as sementes e as plantas enteram as sua raízes;
• Os microganismos transformam a matéria morta (restos de plantas e de animais) em matéria orgânica que irá servir de alimento às novas plantas;
• Vive uma grande variedade de seres vivos.
Factores que Influem no Processo de Formação do Solo
A superfície terrestre é submetida continuamente à acção dos agentes de erosão – a água da chuva, dos rios, dos lagos e dos oceanos, o vento, a temperatura – que provocam a desintegração e a decomposição das rochas. Este processo, muito lento e que dá início à formação do solo, chama-se meteriozação.
Os agentes de erosão podem ser físicos, químicos e biológicos.
Agentes Físicos
• Variação da temperatura
Em climas com grandes amplitudes térmicas, o calor do sol faz dilatar as rochas durante o dia. A noite, a temperatura atmosférica diminui bruscamente, o que contribui para a abertura de fissuras nas rochas.
• Água
A água da chuva também contribui para o desgaste das rochas. Por exemplo, a água que penetra nas fendas de uma determinada rocha pode congelar devido a diminuição da temperatura ambiente, o que contribui para a sua dilatação e fratura.
• Vento
O vento actua como agente de destruição, transportando areias e pequenas pedras que batem nas rochas ou se depositam nas fissuras ou nos buracos existentes, desgastando-as, num processo escalatório de que resultam, por vezes, figuras intessantes.
Com o vento podem ser arrastadas algumas sementes que germinam na areia depositada nas fendas das rochas, originando uma nova planta. As raízes engrossam e expandem as fendas, que acabam por abrir ainda mais. A rocha mãe vai-se, assim, fraturando e desagregando.
A acção continua do mar sobre as rochas da zona litoral origina a sua desagregação. Os pedaços de rocha que são arrancados da rocha-mãe vão rolando com as ondas e as marés e transformam-se, pouco a pouco, em pedras mais pequenas e em areia.
Agentes Químicos
A água e o ar são os principais factores que exercem acção química sobre as rochas.
A água participa em muitas reações químicas, transportando, ainda, ácidos orgânicos que transportam os minerais que entram na composição das rochas, contribuindo assim para a sua erosão.
Agentes Biológicos
Os agentes biológicos que participam na formação do solo são os seres vivos, principalmente as plantas e os micro orgânismos.
Já vimos que as raízes das plantas penetram na fendas das rochas, contribuindo para a sua degradação. Ao mesmo tempo, segregam substâncias que reagem com os constituentes minerais, que assim se vão alterando.
A superfíce das rochas também se vai fragmentando, começando a crescer sobre ela musgos, líquenes, microorganismos e as primeiras plantas .
Os restos destes primeiros seres vivos vão sendo decompostos lentamente em húmus. Os sais minerais provenientes do húmus vão servir de alimento para as plantas, que, por sua vez, irão servir de alimento aos animais.