Introdução a Genética
Caro estudante, nesta unidade vai aprender sobre a genética. Esta ciência tem como base a transmissão de características heridatárias de (de pais para filhos).
Até ao final desta matéria você deve ser capaz de:
– Definir o conceito da genética;
– Definir os conceitos usados na genética;
– Descrever os fenómenos da hereditariedade;
Introdução a Genética
Caro estudante!
É muito comum deparar com situações em que os filhos são parecidos com os pais, tios, avós. Este facto deve se a transmissão das características hereditárias de pais para filhos.
Na unidade anterior estudou como a célula faz a transferência da informação genética da célula-mãe para a célula-filha.
A Genética é a ciência que estuda a hereditariedade, ou seja a transmissão da informação biológica de pais para filhos, de uma geração em para outra geração. Se o indivíduo prefere uma determinada espécie, pode em função das características escolher as espécies que precisa e melhorar os seres em causa. Este é um dos benéficios da Genética.
Com esta ciência também se pode melhorar as espécies, de acordo com as necessidades das pessoas ou da comunidade.
Por exemplo, os criadores de gado escolhem os animais que apresentam indícios de características vantajosas, como o tamanho e a cor do pêlo ou uma boa produção de leite, para realizar cruzamentos entre eles, com o bjectivo de que vão resultar descendentes com características semelhantes ou até melhores.
Contudo, as bases para a compreensão, numa perspectiva científica, dos mecanismos da hereditariedade só foram descobertas no final do século XIX, com os trabalhos de investigação de Gregor Mendel.
Hereditaridade e Variação
A hereditariedade e a variação podem ser estudados em qualquer planta ou animal, porque são comuns em todos os organismos.
Ao verificar os indivíduos de uma determinada espécie, incluíndo a espécie humana, observará que existem variações assinaláveis em relação a determinadas características. Se por exemplo, numa determinada população a cor dos olhos é a mesma (cor castanha), essa característica não pode ser investigada. Mas, quando se tem numa determinada população, uma grande diversidade de caracteres físicos por exemplo, em relação a cor dos olhos, pigmentação da pele, curvatura das orelhas, forma do nariz entre outras características, significa que estas características podem ser investigadas pela Genética.
Conceitos Usados em Genética
Caro estudante, no estudo da Genética você vai precisar de usar termos específicos em relação a determinadas características. A linguagem e a simbologia usada é específica para realização das investigações a nível da Genética. Nesta óptica, usaremos letras para representação das características e as gerações.
Gene é um trecho de uma molécula de DNA com informação para a expressão de uma característica.
Cromossomas são elementos que contêm a informação transmitida de geração em geração, escrito em código.
Locos (locus) posição ocupada por um gene em um cromossoma.
Cromossomas homozigóticos são aqueles que possuem sequência de genes e se separam na ocasião da divisão por meiose.
Alelos são variantes do gene para um determinado carácter que resultam em diferentes formas de expressão eocupam o mesmo locus em cromossomas homólogos. Por exemplo, em algum locus de um dos cromossomas da planta de ervilha está o gene para a cor da flor. Este gene pode ocorrer sob aforma do alelo dominante (para a cor vermelha) ou do alelo recessivo (para a cor branca). Em umcromossoma homólogo ao citado, na mesma posição, também deve haver um alelo do gene para a cor da flor da ervilheira. Assim, também se pode dizer que genes ocupantes do mesmo locus em cromossomas homólogos são alelos entre si.
Fenótipo é um carácter expresso como resultado da interacção entre um genótipo e factores ambientais. Por exemplo, mesmo que um indivíduo tenha herdado de seus parentais um genótipo que condicione estatura alta, se não tiver uma boa alimentação (factor ambiental) no período de crescimento será baixo. Logo:
Fenótipo = Genótipo + Meio ambiente
Genótipo é o conjunto de genes que condicionam as características de um individuo. Exemplo AA, Aa, CC, Cc, PP, Pp.
Homozigótico: indivíduo que possui nos seus cromossomas homólogos dois alelos idênticos, com a mesma localização (no mesmo locus).
Homozigótico dominante – indivíduo que possui os dois alelos dominantes (representados por letra maiúscula). Exemplo AA, CC, RR, etc.
Homozigotico recessivo – indivíduo cuja característica só se manifesta em dose dupla ou seja, ambos os alelos que determinam o carácter são recessivos (representados por letra minúscula). Exemplo aa, cc, rr, etc.
Heterozigótico (Aa) – indivíduo que apresenta alelos diferentes para uma dada característica, sendo um dominante e outro recessivo. Exemplo Aa, Cc, Ll, etc.
Hereditariedade é o conjunto de processos biológicos que asseguram a transmissão da informação genética dos progenitores aos descendentes através da reprodução sexuada.
Exercícios de Aplicação
1. Defina os seguintes conceitos:
a) Genética.
Resposta: Genética é a ciência que estuda a hereditariedade, isto é, a transmissão da informação biológica de pais para filhos, de uma geração a geração seguinte.
b) Hereditariedade.
Resposta: Hereditariedade é o conjunto de processos biológicos que asseguram a transmissão da informação genética dos progenitores aos descendentes através da reprodução sexuada.
c) Genótipo.
Resposta: Genótipo é o conjunto de genes que condicionam características em um individuo.
d) Homozigótico.
Resposta: Homozigótico indivíduo que apresenta alelos iguais para a mesma característica.
e) Recessivo.
Resposta: Recessivo característica que só se manifesta em dose dupla.