Importância do Fruto
Nesta matéria, vamos estudar a importância económica, alimentar e medicinal e as funções dos frutos.
Até ao final desta matéria deve ser capaz de:
– Mencionar a importância do fruto.
Importância do Fruto
Valor Económico
Os frutos são de grande importância económica. Por exemplo, podem ser exportados, usados para produzir receitas para o país, ou ainda são transformados, dando assim origem a outros produtos com o valor económico. Estão neste segundo grupo, por exemplo, as uvas com que se obtêm variedades de vinho e de outras bebidas alcoólicas, por processos industrias ou caseiros. Outros frutos podem igualmente ser utilizados para o fabrico de bebidas alcoólicas, como, por exemplo, o canho (licor), acevada (uísque) e a toranja (aguardente).
A laranja, a lichia, o ananás, o maracujá, o morango, a toranja e outros são utilizados no fabrico de sumos, segundo métodos industrias.
O ananás, o tomate, a pêra, o pêssego, o pepino, o feijão-verde, o milho e outros utilizam-se na indústria alimentar, para produção de conservas.
Ainda na indústria alimentar fazem-se compostos com frutas como a laranja (casca e polpa), o morango, o figo, a amora, a manga, a papaia, o alperce, o pêssego e tantos outros.
Alguns frutos são utilizados no fabrico de sorvetes: a laranja e o limão (casca) possuem óleos aromáticos que são usados na indústria de perfumaria e cosmética.
O Valor Alimentar
Os frutos tem um elevado valor nutritivo, o que faz deles um alimento extremamente importante para uma alimentação saudável.
Os frutos entram diariamente na nossa alimentação, quer frescos, quer cozinhados.
O ananás, a laranja, a banana, a tangeria, abacate, a manga, a goiaba, o jambalau, o tingolé, a ata, a toranja, a papaia, o tomate e o pepino são apenas alguns frutos que comemos frescos, sendo parte de uma lista muito extensa de frutos que temos à nossa disposição.
O milho e a mapira, transformado sem farinha, são a base alimentar da maior parte da população moçambicana.
Com alguns frutos como o ananás, o canho, o caju, a mapira e a melancia, as populações camponesas fazem bebidas alcoólicas tradicionais muito apreciadas.
O Valor Medicinal
Todos os frutos exercem um efeito medicinal – ajudam a eliminar substâncias tóxicas e fornecem todas as vitaminas e sais minerais indispensáveis ao organismo, contribuíndo assim para prevenir e também combater algumas doenças.
Vejamos alguns exemplos de frutos usados para fins medicinais;
• Sumo de limão controla a tosse e a febre, trata a amigdalite e previne o escorbuto.
• Chá da casca do limão combate os microrganismos que causam a cólera e o tifo.
• A tangerina, com elevado teor de fibras, de vitamina C, de vitaminas do convexo B e de substâncias que dão origem a vitamina A, contribui para diminuir o risco de cancro no fígado, de doenças cardíacas e de diabetes. É também diurética, calmante e antiparasita.
• Ananás contém uma substância química chamada bromelina que ajuda na digestão. É diurético e germicida. Utiliza-se contra doenças da garganta e a asterosclerose (deposição de gordura nas artérias).
Exercíucios de Aplicação
1. Qual é a importância medicinal do fruto?
Resposta: Chá da casca do limão combate os microrganismos que causam a cólera e o tifo.