Biologia

Germinação, Factores que Influem a Germinação e sua Importância

Nesta matéria, vamos estudar de forma teórica o processo de germinação, depois vai praticar nas lições experimentais que terá nas actividades, ou mesmo nas liçãos práticas de agro pecuária, da germinação a pequena planta passa do estado dormente para o estado activo, mediante vários factores ambientais e das próprias sementes. Vamos a isso: Germinação, Factores que Influem a Germinação e sua Importância!

Até ao final desta matéria você deve ser capaz de:

– Reconhecer factores que influênciam o processo da germinação;

– Descrever o processo da germinação.

Germinação de Embrião

O embrião inicia a sua formação a partir do momento em que acontece a fecundação do óvulo e desenvolve-se durante a maturação, até que o seu crescimento cessa. No interior da semente, ele conserva-se ―adormicido, até encontrar condicões favoráveis para a sua germinação.

A germinação é o renício do crescimento do embrião. É um processo muito importante, porque é a partir dele que a semente vai cumprir a sua função:

• dar continuidade a vida da planta

• dar continuidade da espécie, originando uma nova planta, e por sua vez, produzir novas plantas.

Factores que Influênciam a Germinação

Os factores que influênciam a germinação podem ser internos, isto é, relacionados com a própria semente, ou externos, relacionados com o ambiente.

Factores Internos que Influênciam a Germinação

Para a semente germinar e originar uma planta saudável, é necessário que não tenha sofrido danos produzidos por insectos ou microrganismos, esteja bem madura e não seja muito velha.

Factores Externos que Influênciam a Germinação

Os factores externos que afectam a germinação são: 

Humidade – a disponibilidade de água é a primeira condicão para a germinação, pois só quando as sementes estão bem humedecidas é que a plântula se densevolve completamente.

Temperatura – a temperatura óptima de germinação não é igual para todas as plantas. Considera-se temperatura óptima de germinação aquela em que o número máximo de sementes germina, num período de tempo mínimo.

Oxigénio – este gás é muito importante para a germinaҫão porque o crescimento da plântula requer muita energia. Esta energia é obtida a partir das reservas do embrião, através da respiraҫão aeróbica. As sementes enterradas a grandes profundidades ou em solo pouco arejado não conseguem obter a quantidade de oxigénio necessária e, por essa razão, não germinam.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *