Biologia

Funções e Importância da Semente

Nesta matéria, vamos estudar, como em outras licões estudamos, a importância económica, alimentar e medicinal dos constituintes da planta. Desta vez, vamos falar da importância das sementes.

Até ao final desta lição o aluno deve ser capaz de:

– Mencionar a importância da semente

Importância da Semente

Económica

A castanha de caju é, em Moçambique, uma das mais importantes sementes sob o ponto de vista económico. Ela é, na realidade, um fruto, constituído por uma casca (epicarpo coriáceo), uma película (tegumento) e uma amêndoa (dois contiledoneas com embrião), que é comestível.

Da casca do caju obtêm-se um líquido que serve de matéria-prima para o fabrico de vernizes, tintas, plásticos, lubrificantes e insecticidas.

Os resíduos resultantes do processo de industrialização da casca são usadas como combustível na própria indústria.

Da película da amêndoa, removida durante o processamento, obtêm-se o tanino, que tem grande aplicação na indústria química.

A indústria do caju ocupa um lugar de destaque sob o ponto de vista económico-social, devido a geração de emprego que origina.

O algodão é uma cultura familiar de que os camponeses retiram algum rendimento. A fibra, constituída pelos originados na superfície das sementes, é utilizada nas fábricas de confecção de tecidos ou exportada. Das sementes, extrai-se um óleo usado para vários fins, sendo ainda os resíduos aproveitados para adubo.

Do girassol, da soja e do coco obtêm-se, mediante processos industrias, óleos e gorduras vegetais utilizados na alimentação, na composição de lacas e no fabrico de sabão e de produtos de cosméticos. Da soja, produzem-se ainda colas e plásticos.

As sementes de rícino são ricas num óleo que não pode ser usado na alimentação devido as suas características laxantes. O óleo de rícino pode ser utilizado como combustível e como matéria-prima para o fabrico de lubrificantes, óleo de travões, tintas, vernizes, sabão, plásticos, germicidas, corantes e ainda em perfumaria. Assim, dado verificar-se uma crescente tendência a nível mundial para o uso de energias renováveis, a produção de biodiesel tem vindo a ser encarada como uma possibilidade no futuro, pelo que a cultura de rícino pode ter grande importância.

As sementes de rícino têm a desvantagem de serem venenosas.

O café é uma semente de grande valor económico. Com ele faz-se uma bebida agradável, conhecida em todo o mundo. E um produto de grande valor comercial.

Alimentar

As sementes são uma fonte importante de vitaminas C, E e do complexo B. São também ricas em sais minerais, como potássio, ferro, cálcio, zinco e magnésio, que ajudam a reparar as células danificadas do nosso corpo. Contém ainda fibras que regulam o funcionamento intestinal.

São exemplo de semente utilizada na nossa alimentação:

Amendoim que entra na confecção de pratos típicos da cozinha moçambicana. É rico em proteína, açúcar e magnésio. Possui maior quantidade de Vitamina B3 (ou Niacina) do que os outros frutos secos e ainda bastante potássio. Com esta semente é também feita uma manteiga vegetal.

Coco que é usada na culinária moçambicana e na de outros países. Do coco verde pode beber-se a chamada água de coco, refrescante e rica em sais minerais.

A amêndoa de caju, de grande valor nutritivo, por ser rica em proteínas, gorduras e hidratos de carbono. Tem um teor elevado de cálcio, ferro e fósforo.

Feijão, o grão, a ervilha a fava, a soja, as lentilhas, o arroz e outras sementes que entrem com muita frequência na constituição da nossa dieta alimentar. São muito ricas em proteínas.

As sementes de gergelim e do girassol, com as quais também se fabrica óleo alimentar. O gergelim é fonte de proteínas e rico em gordura. O girassol é rico em vitaminas E, D e do complexo B.

Os frutos secos, como as amêndoas, as nozes, as avelãs, os pinhões e os pistácios, que contêm muitos nutrientes, vitaminas e sais minerais.

Medicinal

Pela sua constituição rica em elementos necessários ao nosso organismo, as sementes são um alimento muito importante na nossa dieta alimentar. Algumas sementes são usadas directamente na prevenção e tratamento de certas doenças.

Por exemplo:

As sementes de abóbora, de pepino e de papaia combatem os parasitas intestinais.

A soja é importante para a alimentação de diabéticos e crianças. Os alimentos à base de farinha ou óleo de soja baixam a taxa de colesterol e tornam o sangue mais líquido, reduzindo os ricos de enfarte.

Óleo de girassol previne o espessamento e o endurecimento das paredes das artérias e favorece o crescimento o desenvolvimento das crianças.

Das amêndoas doces extrai-se um óleo muito fino, o óleo de amêndoas doces, utilizado, por exemplo, em produtos.

Exercícios de Aplicação

1. Qual éa importância medicinal da semente?

Resposta: As sementes de abóbora, de pepino e de papaia combatem os parasitas intestinais, A soja é importante para a alimentação de diabéticos e crianças. Os alimentos à base de farinha ou óleo de soja baixam a taxa de colesterol e tornam o sangue mais líquido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *