Fotossíntese, Definição, Equação Química e sua Interpretação
Nesta matéria vamos estudar um dos processos de metabolismo, que já foi definido nas nossas matérias anteriores, mas nesta matéria o mesmo processo ocorre nas células vegetais e envolve várias recções químicas que o estudante deverá interperta-las por palavras.
Até ao final desta matéria, você deve ser capaz de:
- Interpretar a equação da fotossínsese por palavras
Fotossíntese
A fotossíntese assegura o fornecimento constante de um fluxo de energia provindo do sol para os seres vivos. Assim, os compostos orgânicos gerados pelas plantas, durante a fotossíntese, resultam da transformaҫão de energia luminosa em energia química, sendo, por isso, considerados compostos energéticos.
O produto resultante da fotossíntese é a glicose, um aҫucar que, além de servir como principal fonte de energia para a realizaҫão dos processos vitais, pode também ser convertido para a realizaҫão dos processos vitais, pode também ser convertido nos diversos tipos de substâncias que a planta utiliza.
Todas as células necessitam de energia para a realizaҫão das suas actividades. Assim, sendo uma parte dos compostos orgânicos produzidos pelos seres autotróficos são utilizados por eles e a outra parte utilizada pelos seres heterotróficos, incapazes de sintetizar o seu próprio alimento.
A fotossíntese é um processo que tem lugar nas plantas. Este processo ocorre no interior dos cloroplastos existentes nas células das folhas, e consiste no fabrico de glicose (C6H12O6) a partir de dióxido de carbono (CO2) e água (H2O), na presença da luz solar e da clorofila, com libertação de oxigénio (O2).
Este processo é representado atravéz da seguite equação química:
6CO2 + 6H2O → C6H12O6 + O2
A clorofila é um pigmento de cor verde, sintetizado pelas células dos seres fotossintéticos, fundamental para a captação de energia luminosa.
O dióxido de carbono, a água e a luz são obtidos a partir do meio ambiente.
Fases da Fotossíntese
• uma fase em que as reacções dependem da luz (fase fotoquímica ou fase luminosa);
• uma fase que não depende directamenteda luz (fase química ou fase escura).
A fase luminosa dependente da luz, ocorre nos tilacóides, onde realiza-se:
• a conversão da energia luminosa em energia química;
• o desdobramento da molécula de água em hidrogénio e oxigénio.
Durante esta fase, verifica-se a formação do ATP (molécula responsável pelo armanezamento de energia química facilmente utilizavel pela célula).
Durante a fase escura não dependente da luz, que ocorre no estroma, realiza- se:
• a fixação do CO2 ;
• a utilização da energia química contida no ATP para formar compostos orgânicos.