Fermentação, Tipos de Fermentação e sua Importância
Nesta matéria vamos estudar os processo de respiração anaeróbia, definindo conceito fermentação de seguida falaremos dos tipos de fermentação, nos quais o estudante terá que interpertar as respectivas equações, por fim a importância da fermentação na produção dos alimentos, bebidas, medicamentos, purificação da água e outras aplicações que o nosso estudante pode conhecer na vida diária. Vamos a isso Respiraçã Anaeróbica, sua Fermentação, e sua Importância!
Até ao final desta matéria, você deve ser capaz de:
– Mencionar a importância da fermentação.
Fermentação
A fermentação é um processo simples e o mais primitivo de obtenção de energia. Ocorre no hialoplasma das células sem a utilização de oxigénio.
A fermentação compreende duas etapas:
• Glicólise; e
• Redução do piruvato.
Glicólise é o conjunto de reacções que degradam a glicose até ácido pirúvico (ou piruvato).
No final da glicólise, resultam;
• duas moléculas de NADH;
• duas moléculas de acido pirúvico;
• duas moléculas de ATP.
Reduҫão do ácido pirúvico é o conjunto de reacҫões que conduzem a formaҫão de diversos produtos da fermentaҫão.
Tipos de Fermentação
Existem vários tipos de fermentaҫão, cujas designaҫões indicam o produto final obtido. Assim, temos;
• fermentação alcoólica;
• fermentação láctica;
• fermentação acética; e
• fermentação butírica.
Globalmente, pode traduzir˗se a fermentaҫão alcoólica e a fermentaҫão láctica pelas seguintes equaҫões químicas:
• Fermentaҫão alcoólica: Glicose → 2 etanol + 2CO₂ + 2 APT
• Fermentaҫão láctica: Glicose→ 2 ácido láctico + 2 APT
Na Fermentaҫão alcoólica, o ácido pirúvico proveniente da glicólise é descarboxilado, libertando˗se CO₂ e formando aldeído acético, o qual origina etanol. O rendimento energético é de 2 ATP formados na glicólise.
Na Fermentaҫão láctica, o ácido pirúvico proveniente da glicólise experimenta uma reduҫão ao conbinar˗se com hidrogénio originando ácido láctico. O rendimento energético é de 2 ATP formados na glicólis.
Importância da Fermentaҫão
A fermentação é um processo largamente utilizado pelo Homem no fabrico de alimentos. Hoje sabemos que os processos fermentativos resultam da actividade de microrganismos, como as leveduras ou fermentos (fungos) e certas bactérias.
As leveduras e algumas bactérias fermentam aҫucares, produzindo etanol e dióxido de carbono no processo denominado fermentaҫão alcoólica. O Homem utiliza a fermentaҫão alcoólica na produҫão de bebidas como vinho, cerveja e aguardente e no fabrico de pão. Na produҫão de pão, o álcool vaporiza˗se e o dióxido de carbono forma bolhas, tornando massa do pão mais fofa. É o chamado ‘levedar‘‘ do pão.
Os lactobacilos (bactérias presentes no leite) utilizam a lactose (aҫucar do leite) para efectuarem a fermentaҫão láctica, em que o produto final é o ácido láctico. Os queijos e os iogurtes são exemplos deste tipo de fermentaҫão.
No caso do exercício físico intenso, as células musculares humanas, por não receberem oxigénio em quantidade suficiente, podem realizar fermentação lática, além da respiração aeróbica. Desta forma, conseguem sintetizar uma quantidade suplementar de moléculas de ATP.
A acumulaҫão de ácido lático nos músculos é responsável pelas dores musculares que surgem durante estes períodos de intenso exercício. O ácido láctico, assim formado, é rápidamente metabolizado no fígado, pois a sua acumulação pode tornar-se tóxica para o nosso organismo.
As acetobactérias fazem a fermentaҫão acética, em que o produto final é o ácido acético. Elas provocam o azendamento do vinho e dos sumos de frutas, sendo responsáveis pela produҫão de vinagre.
Algumas bactérias utilizam gorduras para efectuarem a fermentação butírica, na qual o produto final é o ácido butírico, que dá à manteiga o sabor a ranco.
Muitas substâncias químicas industriais e vários antibióticos usados em medicamentos moderados são produzidos atravéz de fermentação sob condições controladas.
A terramicina, um produto de fermentaҫão, é adicionada a raҫões animais para acelerar o crescimento dos animais e protege-los de doenҫas.
Exercícios de Aplicação
1- Metabolismo é o conjunto de reacções quimicas que ocorrem nas células.
- Diferencie seres autotróficos dos seres heterotróficos.
1- a) A diferença entre os seres autotróficos dos seres heterotróficos é a seguinte: os seres autotróficos, fabricam seu alimento realizando fotossíntese, enquanto que seres heterotróficos ingerem alimentos.
6- Menciona a importância da fotossíntese.
A Importância da fotossíntese consiste na produção de substâncias orgânicas e de oxigénio necessário para a respiração.
7- A respiração pode ser aeróbia ou anaeróbia.
a) Diferencia os tipos de respiração.
7. a) A respiração aeróbia ocorre na presença de oxigénio e anaeróbia na sua ausência.
b) Em que organelo ocorre a respiração aeróbia?
b) A respiração aeróbia ocorre no Mitocôndria.
8- A fotossintese é um dos fenómenos mais importantes que ocorrem na Natureza, pois todos os seres vivos dependem, directa ou indirecta, desde processo:
- Justifica a afirmação anterior.
8 . A fotossintese é um dos fenómenos mais importantes que ocorrem na Natureza porque fornece oxigénio, para a respiração dos animais, hidratos de carbono que são a fonte da energia para vida de todos seres vivos.
9. Qual é o organelo citoplasmático responsável pela fotossíntese?
9. O organelo citoplasmático responsável pela fotossíntese é o cloroplasto.
10. Quais são os produtos elaborados pela planta durante a etapa fotoquímica da fotossíntese? 10. Os produtos elaborados pela planta durante a etapa fotoquímica da fotossíntese são: oxigénio e ATP.