Factores da Evolução
Prezado estudante!
Esta lição vai apresentar factores sobre a evolução dos organismos. A evolução dos organismos pode manisfestar-se devido a factores como as mutações e a recombinação genética. No capítulo anterior falamos das mutações, que definimos como processo que ocorre com alteração do materal genético. Enquanto que a recombinação genética é aquele processo que acontece através da reprodução sexuada e há intercâmbio genético que permite a variabilidade das espécies.
Até ao final desta matéria você deve ser capaz de:
– Descrever os factores da evolução;
Factores de Evolução
Os principais factores da evolução que contribuem para a diversidade dos seres vivos são:
• As mutações;
• A recombinação genética.
– Mutações
As mutações são produzidas por genes alterados e têm muitas vezes efeito desastroso. Os indivíduos que possuem, tendem a ser eliminados. No entanto, elas podem também produzir características favoráveis, conferindo alguma vantagem aos seus portadores, que neste caso serão preservados pela selecção natural.
A mutação só terá, então, valor evolutivo se não provocar a morte do indivíduo mutante e se ocorrer nas células reprodutoras, podendo assim ser transmitida à descendência do seu portador.
As mutações introduzem novos genes numa população – são o principal factor da variabilidade genética. Lembre-se, prezado aluno, que gene é o local do cromossoma onde se encontra a informação genética.
– Recombinação Génica
A recombinação génica ocorre durante a reprodução sexuada. Causa grande variedade na descendência, devido ao elevado número de recombinações genéticas que se verificam:
• Na meiose (processo e divisão celular que resulta celulas haplóides), durante o Crossing-over;
• Na fecundação, (união dos gâmetas), feita ao acaso.
As mutações introduzem novos genes nas populações e a recombinação génica misturam os novos genes com os genes já existentes. Cria-se uma enorme variabilidade genética na população.
Selecção Natural
As mutações e as recombinações génicas, trazem diferentes potencialidades aos indivínduos portadores. A selecção natural faz com que os indvíduos sobrevivam graças às potencialidades herdadas.
A selecção natural actua, por sua vez, sobre os indivíduos portadores das combinações genéticas mais vantajosas num determinando ambiente, favorecendo a sua sobrevivência e aumentando a sua descendência.
Quanto maior for a diversidade, maior será a capacidade de uma população para se adaptar às alterações do meio, pois há maior probabilidade de existirem conjuntos de genes favoráveis à sobrevivência da população.
Fig 1. Variabilidade genética que ocorre na mesma espécie
Exercícios de Aplicação
1. Mencione os princinpais factores da evolução.
Resposta: Os principais factores da evolução são as mutações e a recombinação génica.
2. Quais são as vantagens das mutações e recombinações na evolução das espécies?
Resposta: As mutações introduzem novos genes nas populações e a recombinação génica mistura os novos genes com os genes já existentes. Cria-se uma enorme variabilidade genética na população.