Biologia

Estrutura e Funções da Raíz

Quando as plantas “sairam’’ da água e “invadiram’’ a terra, tiveram que se adaptar a um novo ambiente, o solo, do qual tiveram de retirar a água e os minerais necessários à vida. A raíz deve ter sido, a primeira modificação, um órgão capaz de garantir a sobrevivência das plantas em locais com a superficie seca, muito diferentes daqueles em que viviam anterioremente.

Apesar de muitas vezes estar escondida, a raíz é uma parte viva da planta. Ela e indispensável para que todas as outras partes possam realizar as suas funções. Quando olhamos para uma raíz e descrevemos a sua forma exterior, ou a sua constituição, estamos a falar da sua morfologia.

Até ao final desta lição o aluno deve ser capaz de:

– Explicar as funções das partes que constituem a raíz;

– Identificar os diferentes tipos de raízes e suas adaptações radiculares

Constituiҫão da Raíz

As raízes não são todas iguais. Por isso, vamos considerar uma raíz tipica, isto é, uma raíz que apresenta todos os elementos característicos deste orgão.

raiz

Funҫões da Raíz

As raízes desempenham três funҫões muito importantes:

Fixaҫão – fixam a planta no solo;

Absorҫão – absorvem do solo a água e os sais minerais que permitem as plantas fabricar os seus próprios alimentos;

Reserva – armazenam substâncias de reserva que as plantas utilizam quando não conseguem resproduzir alimento suficiente, devido às condições adversas do meio ou quando dão origem a novas plantas.

Constituição da raízFunções
ColoZona de separação entre a raíz e o caule
Zona de ramificaçãoLocal onde a raíz se ramifica, originando raízes secundários, menos desenvolvidas do que a principal. Em conjunto fixam a planta ao solo.
Zona pilosa ou dos pelos absorventesZona onde se encontram pêlos muito pequenos através dos quais se faz a absorção da água e dos sais minerais.
Zona de crescimento ou de alongamentoLocal onde se encontram muitas células em divisão, o que a faz a raíz aumentar em comprimento.
CoifaEstrutura que cobre a extremidade da raíz, protegendo-a á medida que ela se enterra no solo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *