Estrutura e Funções da Folha
As folhas das plantas apresentam uma grande variedade de formas, mas a organização básica é semelhante em todas. As folhas são orgãos das plantas originados nas gemas situadas nos nós do caule ou nas suas ramificações. Têm, normalmente cor verde, por possuirem uma substância chamada clorofila. Esta substância permite a planta fabricar o seu próprio alimento, ultilizando a luz solar. Além disso, é através das folhas que a planta realiza trocas gasosas com o ambiente.
As folhas podem ser aéreas, aquáticas ou subterrâneas, conforme se desenvolvam no ar, na água ou no interior do solo.
Até ao final desta matéria, você deve ser capaz de:
– Explicar as funções das partes que constituem a folha.
Constituição da Folha
Uma folha completa é contituída por bainha, pecíolo e limbo. Se lhe faltar uma ou mais partes, chama-se folha incompleta, de que são exemplos, entre outras, a folha do milho, sem pecíolo e a folha da mangueira, sem bainha.
A bainha é a porção da folha que envolve uma parte do caule.
O pecíolo e a parte alongada que une o limbo ao caule.
O limbo é, geralmente, a parte mais larga e importante das folhas.
No limbo distinguem-se:
• A página superior, voltada para a luz;
• A página inferior, voltada para o solo;
• A margem, linha que delimita o limbo;
• As nervuras, espécie de cordões por onde passam os vasos que transportam substâncias dentro das folhas.
Funções da Folha
As folhas desempenham diversas funções muito importantes, tais como:
• Respiração: é através de aberturas muito pequenas, os estomas, exitentes nas folhas, que as plantas efectuam as trocas gasosas com exterior. As folhas libertam o oxigénio que os seres vivos necessitam.
• Transpiração: é através das folhas que as plantas perdem vapor de água para o meio externo. Faz-se principalmente pelos estomas e pêlos, embora a planta transpire, de facto, por toda a superficie exposta ao ar.
• Gutação: é a saída de àgua para o meio externo, sob a forma líquida.
• Fotossíntese: é a principal função das folhas. Consiste na síntese de alimentos a partir da matéria-prima obtida do ar e do solo.
São as folhas com clorofila que captam a luz do sol, o dióxido de carbono e a água, produzindo substâncias orgânicas e libertando o oxigénio para a atmosfera.
Outras funҫões muito distintas são a de defesa – por meio de espinhos – e a de reserva – algumas folhas, como as da cebola, acumulam substâncias de reserva, tal como certas raízes e caules.