Definição e Tipos de Reprodução
Nesta matéria, vamos estudar mais uma característica muito importante dos seres vivos que é a reprodução e os tipos de reprodução nas plantas. Vamos a isso: Definição e Tipos de Reprodução!
Até ao final desta matéria você deve ser capaz de:
– Mencionar os tipos de reprodução nas plantas;
– Explicar as funções das partes que constituem a flor;
Reproduҫão
A vida não se origina espontâneamente. Todos os seres vivos derivam de outros preexistentes, que, através da reproduҫão, dão, por sua vez, origem a descendentes semelhantes a sí próprios.
Esta capacidade de perpetuar a espécie atravéz da reproduҫão é a principal característica dos seres vivos.
A reproduҫão é muito importante porque assegura a continuidade da vida, isto é, cada ser vivo, ao reproduzir-se, permite que as gerações se sucedam umas as outras.
Tipos de Reproduҫão das Plantas
As formas de reproduҫão utilizadas pelas plantas, embora variadas, podem ser agrupadas em dois tipos:
• reproduҫão assexuada;
• reprodução sexuada.
Reproduҫão Assexuada
A reproduҫão assexuada, também chamada multiplicaҫão vegetativa, é um processo realizado sem fecundaҫão, por meio do qual um único indivíduo origina outro semelhante a sí próprio, com as mesmas caracteristicas genéticas – sexo, cor, tamanho, entre outras. Este processo permite o surgimento de um grande número de descendentes em pouco tempo.
Nas plantas, tanto as raízes como o caule e as folhas tem capacidade de multiplicação vegetativa. Esta reprodução é feita naturalmente pelas próprias plantas. A bananeira (rizoma), o alho, a cebola (bolbo), a batata (tubérculo), o morangueiro (estolhos) e a mandioca (raiz tuberculosa) são exemplos de plantas que se propagam vegetativamente.
Algumas plantas formam, na margem das folhas, pequenas gemas (plântulas) que se destacam da planta-mãe, caem no solo e enraizam, tornando-se novas plantas.