Conceito, Estrutura e Funções do Neurónio
O sistema nervoso tem a função de coordenar o funcionamento dos restantes órgãos. Esta capacidade, deve-se à existência de estruturas especializadas para realizar esta coordenação o neurónio ou célula nervosa.
Nesta matéria, vamos aprender como são constituídas estas células e como é que elas realizam esta actividade tão complexa do nosso organismo.
Também vamos falar do arco e acto reflexo e sua importância para o organismo.
Até ao final desta matéria, você será capaz de:
– Definir neurónio ou célula nervosa;
– Identificar as partes que constituem o neurónio;
– Mencionar as funções do neurónio;
Conceito Neurónio ou Célula Nervosa
A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa denominada neurónio. O neurónio é uma célula extremamente estimulável, capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração eléctrica que percorre a sua membrana.
As células nervosas estabelecem conexões entre si, de tal maneira que um neurónio pode transmitir a outros os estímulos recebidos do ambiente, gerando uma reacção em cadeia.
Constituição do Neurónio
Um neurónio típico apresenta três partes distintas: corpo celular, dendrites e axónio.
– O corpo celular é a parte mais volumosa da célula nervosa, onde se localizam o núcleo e outras estruturas citoplasmáticas.
– As dendrites são prolongamentos finos e geralmente ramificados que conduzem os estímulos captados do ambiente ou de outras células em direcção ao corpo celular.
O axónio é um prolongamento fino, geralmente mais longo que as dendrites, cuja função é transmitir para outras células os impulsos nervosos provenientes do corpo celular.
O axónio é revestido por uma membrana, a bainha de mielina, e termina numa ramificação, as arborizações terminais.
A zona de aproximação entre o axónio e as dendrites da outra célula chama-se sinapse.
O conjunto de células nervosas forma uma fibra nervosa. O conjunto de fibras nervosas forma um nervo. O Homem tem cerca de 10 a 15 biliões de células nervosas atingidas anos depois de nascimento. Elas não se reproduzem, daí que quando são danificadas ou morrem a pessoa fica para sempre com uma enfermidade (exemplo: cegueira, surdez, mudez, atraso mental, paralisia, movimentos descontrolados, etc.).
Funções do Neurónio
• O que Conduz o impulso nervoso de um neurónio para os outros, sempre dos dendritos para o corpo celular e do corpo celular para o neurónio seguinte.
Exercícios Resolvidos sobre Estrutura do Neurónio e Funções
1. Defina célula nervosa.
Resposta: Célula nervosa é a unidade estrutural e funcional do SN.
2. Quais as partes que constituem o neurónio?
Resposta: O neurónio é constituído pelo corpo celular, axónio, dendrites e terminações nervosas.
3. Mencione as funções do neurónio.
Resposta: O neurónio conduz o impulso nervoso de um neurónio para os outros.