Biologia

Aplicação das Hormonas Vegetais na Agricultura

Nesta matéria, vamos estudar de forma muito clara como são usadas as fitohormonas na agricultura, para o melhoramento da vida das plantas. Vamos a isso: Aplicação das Hormonas Vegetais na Agricultura!

Até ao final desta matéria você deve ser capaz de:

– Explicar a acção das fitohormonas na agricultura.

Aplicação das Hormonas Vegetais na Agricultura

As hormonas vegetais desempenham um papel impotante no densevolvimento da planta, sendo algumas mesmo fundamentais para a sua viabilidade.

Elas são utilizadas em vários sectores ligados a produção, armanezamento e distribuição de alimentos de natureza vegetal.

As hormonas são aplicadas, tendo em conta a sua acção, com o objectivo de obter maior produtividade e maiores lucros.

O etilino é um gas que estimula o início da floração das plantas e faz com que os frutos colhidos ainda verdes amadurecam.

As auxinas impossibilitam a producão de gomos laterais, por exemplo, os chamados ―olhos da batata. Aceleram a formação de raízes em estacas e a floração e frutificação uniforme em pomares. Suprimem o desenvolvimento de ervas daninhas em culturas de ceriais.

As flores do tomateiro e da videira, quando pulverizadas com um determinado tipo de auxina dão frutos grandes e saborosos, mas sem sementes.

Os agricultores, com o fim de imperdir que os frutos caiam antes da colheita, pulverizam os pomares com auxinas sinténticas. Assim, os frutos mantem-se nas árvores, mesmo maduros, até a sua colheita.

As giberelinas fazem com que a floração de algumas plantas ornamentais progrida mais rapidamente. Além disso, controlam o tamanho dos caules, estimulam a germinação de sementes, por exemplo, de ceriais, e aumentam o tamanho e a separação das bagas nos cachos de uva.

A síntese destas hormonas originou uma nova fase a nível económico, pois foi possível a produção de alimentos vegetais e de plantas para ornamentação mesmo em condições climáticas desfavoráveis. No entanto, a utilização de hormonas químicas em excesso torna-se nociva à saúde, podendo causar doenças como crancro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *