Biologia

Adaptações das Raízes às Condições do Ambiente e sua Importância

As plantas adaptam-se de acordo com o meio onde se encontram, quer na água, quer na sombra e mesmo na incidência de muita luz, a sua disposiҫão será diferente, daí que vamos a seguir falar das adaptaҫões das plantas no meio, de seguida a sua importância, económica, alimentar, medicinal e ecológica.

Até ao final desta matéria, você deve ser capaz de:

– Identificar os diferentes tipos de raíz e suas adaptações;

– Mencionar a importância da raíz.

Adaptação das Raízes

As plantas sofrem a influência do ambiente, adquirindo características especiais que permitem a sua sobrevivência, mesmo em condições adversas.

Um factor muito importante para as raízes é a água do solo. As plantas que vivem em lugares húmidos possuem raízes curtas, enquanto as que vivem em lugares secos possuem raízes compridas, por forma a atingirem água em zonas mais profundas do solo.

Algumas árvores – os mangais, – que vivem em zonas alagadas, e por essa razão ficam com as raízes submersas periodicamente, fazem crescer para a superfície raízes respiratórias, chamadas pneumatróficos. Estas raízes possuem orifícios que permitem a entrada de ar para as raízes enterradas no lodo.

Plantas como o nabo, a cenoura, a batata-doce e a mandioca tem a capacidade de acumular substâncias de reserva.

Algumas plantas, chamadas xerofitas, que são próprias de regiões secas, possuem raízes compridas e acumulam água da chuva nessas raízes.

Importância da Raíz

Já aprendeu algumas funções desempenhadas pelas raízes. Mas elas exercem também algumas acções muito importantes para o Homem e para o ambiente.

• Acção Erosiva

Esta acção faz-se sentir sobre as rochas. Jáviu, certamente uma raíz crescer numa fenda de uma rocha, de um muro ou mesmo de um passeio. O engrossamento da raíz vai alargando a fenda, acambando por partir a rocha em pedaços. Esta acção erosiva determina a formação e evolução dos solos.

Por outro lado, as raízes ajudam a fixar as partículas minerais e orgânicas que constituem o solo, contrariando a acção destruidora da chuva e do vento que provocam a erosão. Por isso, é importante evitar o desbravamento dos terrenos, para que não fiquem desprotegidos. Esta acção antierosiva é especialmente importante em zonas de dunas costeiras e nos mangais que protegem as áreas do interior.

• Acҫão Económico-Alimentar

Algumas raízes, especialmente as raízes tuberculosas, são muito importantes para o Homem. A batata-doce, a mandioca e a cenoura, entre outras, fazem parte da nossa alimentação, diária.

Além disso, a beterraba, por exemplo, pode ser utilizada na indústria alimentar, para o fabrico de açúcar.

Também a mandioqueira é fonte de rendimento para a populaҫão, que transforma a raíz, secando-a e ralando-a, num produto que se conserva durante mais tempo e pode até ser vendido para outras zonas.

• Acҫão Medicinal

Para além dos exemplos que já foram dados na unidade anterior, há ainda muitas outras raízes que são usadas para fins medicinais. Eis alguns exemplos:

– A raíz do beijo-de-mulata é usada para desparasitaҫão de crianҫas e para o tratamento dos diabetes.

– A raíz do canhoeiro, planta existente em todas as províncias, com denominações locais, é usada para tratar diarreia, vómitos, dores de dentes, prisão de ventre e pertubações estomacais.

– A raíz da anoneira, também conhecida nos diferentes pontos do país com nomes locais, é utilizada para tratar desinterias, doenças de garganta, dores menstruais, epilepsia e prisão de ventre.

– A papaeira é cultivada em todo o país. A sua raíz é usada para tratar dores de dentes, pertubações renais e da bexiga e gonoreia, doenças venéreas em homens e mulheres. Usa-se também para combater parasitas intestinais.

– A cenoura é rica em vitaminas. É usada como xarope no combate a tosse e as amigdalites nas crianças. Comida fresca, favorece a boa visão e a capacidade de ver no escuro. É tambem usada para combater os parasitas intestinais. É diurética (facilita a excreção urinária) e actua favoravelmente na regularização das pertubações intestinais, especialmente de crianças (usa-se a água de cozer cenouras para, por exemplo, fazer o leite ou a papinha para crianças que tenham diarreia).

Exercícios de Adaptações das Raízes às Condições do Ambiente e sua Importância

1. Assinalecom “V” e “F” as alternativas verdadeiras e falsas, respectivamente.

a) Todas as raízes podem ser usadas medicinalmente. (____)

b) As raízes aéreas não têm a função de fixar a planta. (_____)

c) A raíz aprumada é constituída por uma raíz principal, bem desenvolvida, e sem raízes secundárias. (____)

d) A raíz da cenoura e aprumada tuberculosa. (_____)

e) A epiderme e constituída por uma única camada de células mortas. (_____)

f) Os feixes condutores da raízduma dicotiledónea são simples alternos. (_____)

g) As plantas xerófitas são próprias dos soloshúmidos. ( ___)

h) O súber é um tecido constituído por células mortas, suberificadas. (_____)

Resposta: a) (F); b) (F); c) (F); d) (V); e) (V); f) (V); g) (F); h) (V).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *