Uncategorized

Sistema Ósseo-Muscular do Homem

A sustentação do corpo é realizada pelo esqueleto, que também fornece, em certos casos, protecção aos órgãos internos e ponto de apoio para a fixação dos músculos. O endosqueleto (esqueleto interno) é um tipo básico de esqueleto e consiste em várias peças cartilaginosas e ósseas articuladas. Essas peças formam um sistema de alavancas, que se movem sob a acção dos músculos.

Durante a vida embrionária o ser humano apresenta um esqueleto cartilaginoso, o qual é posteriormente substituído, quase na totalidade, por um esqueleto ósseo. Este processo é chamado ossificação.

Os ossos começam a formar-se a partir do segundo mês de vida intra-uterina. Ao nascer, a criança já apresenta um esqueleto bastante ossificado, mas nas extremidades de diversos ossos ainda mantém regiões cartila ginosas, que permitem o crescimento. Entre os 18 e os 20 anos, essas regiões cartilaginosas ossificam e o crescimento cessa. Nos adultos, há cartilagens em locais onde a flexibilidade é importante (na ponta do nariz, oreIha, laringe, parede da traqueia e nas extremidades dos ossos que se articulam).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *