Disseminação de Sementes e Fruto Agentes
Caro leitor, pode nos dizer a origem do cajueiro? Essas plantas originam-se através das sementes ou dos frutos. Provém de regiões longicuas mas devido à dispresão, foram trazidas ao longo do tempo, e por sua vez espalhadas em diferentes zonas, disseminação das sementes, ocorreu ao longo de muito tempo, então nesta lição vamos estudar o processo e os respectivos agentes.
Até ao final desta matéria você deve ser capaz de:
– Descrever o processo da disseminação dos frutos e sementes.
Disseminação dos Frutos e das Sementes
Na sua maioria, as plantas vivem fixas no solo, o que dificulta a ocupação de novos locais e que pode por um risco à sobrivivência da espécie. Esta incapacidade é superada pela disseminação ou dispersão dos frutos e das sementes.
No interior da semente, o embrião desenvole-se e mantem-se adormecido, o que contribui para a sua sobrivivência.
Em muitos casos, os frutos e as sementes apresentam adaptações que facilitam a sua dispersão por acção do vento, dos animais, da água ou até da própria planta.
Disseminação pelo Vento
As espécies de plantas em que a dispersão dos frutos e das sementes é feita pelo vento produzem frutos secos.
Os frutos indescentes possuem asas, pêlos ou plúmulas que facilitam o seu transporte a grandes distâncias.
Os frutos deiscentes deixam cair as sementes. A papoila, por exemplo, tem o pedúnculo comprido e as sementes saiam pelos poros das cápsulas. O fruto da ervilheira é uma vagem que se abre para deixar cair as sementes.
Disseminação pelos Animais
Os frutos secos que são tranportados pelos animais possuem espinhos, ganchos, picos ou superfices aderentes que se prendem, por exemplo, ao pêlo dos animais ou se espetam nas suas patas, sendo assim, levados para locais mais distantes.
Os frutos carnudos têm outro tipo de adaptação. Enquanto verdes, não são atrativos para os animais e por isso não são comidos, o que provocaria a perda das sementes.
Quando as sementes estão prontas para germinar, os frutos amadurecem – apresentam cores vivas, tornam-se doces e suculentos, sendo então, comidos pelos animais, principalmente pelas aves.
No caso das aves, as sementes podem ficar presas no bico ou no corpo do animal e acabam por cair quando este limpa o bico ou alisa as penas a alguma distância da planta-mãe.
As sementes que são ingeridas pelos animais acabam por ser expulsas do organismo atravez das fezes, como acontence, com os elefantes, que as deixam longe do local onde se alimentam. Algumas sementes necessitam dos sucos digestivos dos animais para alterar o seu revestimento e, assim, induzir a germinacão.
Os morcegos, animais noturnos, não conseguem ver os frutos, mas possuem um bom olfacto. As mangas, por exemplo, libertam um odor intenso e por isso são encontradas por estes animais, que comem toda a polpa, libertando, consequentemente a semente dura.
Alguns pequenos mamíferos, como os esquilos e os ratos, armazenam frutos nos buracos das árvores ou enteram-nos no solo para os consumirem posteriormente. As sementes podem germinar se os frutos ficarem esquecidos.
Outros Processos de Dispersão
Os frutos de plantas aquáticas ou que vivem perto dos rios ou do mar podem ser dispersos pela água. Estes frutos possuem o mesocarpo fibroso, cheio de ar, estando, assim, adaptados a flutuação, como acontece com o coco. A semente do coco, pode demorar dois anos até germinar, o que lhe da tempo suficiente para antigir a terra firme. Os frutos das árvores do mangal, ao cairem no solo durante a maré-cheia, são levados pela água para longe da planta-mãe.
Algumas plantas realizam a autodisseminação das suas sementes. Por exemplo, a planta do amendoim enterra os frutos a sua volta, de forma que as sementes possam germinar e dar origem a novas plantas, longe umas das outras.
Outros frutos secos expelem as sementes de forma explosiva, atirando-as para longe da planta-mãe, quando bem secos.
O ser humano também participa na disseminação, seja de forma involutária, quando leva presas a si próprio as sementes de frutos de que se alimenta, seja de forma voluntária, quando semeia as espécies de que se alimenta.
FAQ
1- Defina disseminação.
Resposta: Disseminação é o processo que consiste em dispersar (espalhar) as sementes ou frutas.
2 – O Homem é um agente muito importante na disseminação. Justifica.
Resposta: O Homem é um agente importante, porque devido agricultura ele pode transportar sementes de varias regiões do mundo.