Reprodução Sexuada
Nesta matéria, vamos estudar a reprodução sexuada, para melhor compreensão vamos te recordar que as flores são orgãos reprodutores das plantas, constituídas de parte masculina o androceu e parte feminina ogineceu. Vamos a isso: Reprodução Sexuada!
Até ao final desta matéria você deve ser capaz de:
– Descrever o processo de reprodução sexuada nas plantas.
Reprodução Sexuada
Na reproduҫão sexuada os novos indivíduos surgem da fusão de duas células especializadas, denominadas gâmetas.
Nas angiospérmicas o gâmeta feminino, óvulo, forma se no ovário, e o gâmeta masculino forma-se na antera, o grão de pólen.
A parte masculina da flor – constituída por antera, e filite seu conjunto forma estame, conjunto de estames formam androceu.
A parte feminina da flor – constituída por estigma, estilete e ovário, seu conjunto forma carpelo e, conjunto de carpelos formam gineceu.
A reprodução sexuada é característica das plantas com flor, como a mangueira, o abacateiro, a goiabeira, o limoeiro, o milheiro, a mapira, o tomateiro, o girassol, o feijão, a couve e muitas, outras espécies.
A reprodução sexuada é importante porque origina uma descendência que apresenta grande variabilidade genética, o que permite uma maior adaptação as alterações do meio.